Habilidades funcionais

O Inaf avalia quatro habilidades funcionais nos campos do letramento e do numeramento: localização, integração, elaboração e avaliação. Conheça a definição de cada uma delas.
Habilidade

Localização

Capacidade de identificar no texto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não

Habilidade

Integração

Capacidade de comparar, ordenar ou estabelecer outros nexos lógicos entre dois ou mais elementos

Habilidade

Avaliação

Aportar informação extratextual para confrontar com informação textual ou emitir parecer sobre ela

Habilidade

Elaboração

Capacidade de elaborar, criar ou recriar textos e resolver problemas com base em elementos textuais

Entenda as Habilidades

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Localização

Diz respeito à capacidade de identificar em um texto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não. As tarefas mais simples envolvem a localização de uma só informação. Quando se solicitam várias informações, fica mais fácil se for especificada a quantidade que se deve buscar. Por exemplo, a pergunta “Quais são os três materiais necessários para….” oferece menos dificuldade do que “Quais são os materiais necessários para…”.

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Integração

A integração de informações exige do leitor a capacidade de lidar com dois ou mais elementos, comparando-os, ordenando-os (maior/menor, mais/menos, antes/ depois, etc.) ou estabelecendo outros nexos lógicos entre eles (referenciação, sinonímia, causa/efeito, parte/todo, fonte/dado ou opinião, etc.). Tanto para a compreensão quanto para a produção de textos, o sujeito precisa constantemente integrar a informação já dada com outras introduzidas conforme o texto progride. Nos textos com informação numérica, a integração pode implicar, muitas vezes, o domínio de noções e a realização de alguma operação matemática ou a associação entre números e grafismos (gráficos, mapas, diagramas etc.).

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Elaboração

Refere-se à capacidade de elaboração, criação ou recriação com base em elementos textuais, seja por meio da produção de um texto próprio, seja pela resolução de problemas que envolvem diversas etapas e/ou que geram resultados parciais a serem retomados, situação em que é necessário não só dominar noções e operações matemáticas, mas também estabelecer um plano de resolução e controlar sua execução.

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Avaliação

As tarefas que visam a verificar essa habilidade convocam explicitamente o leitor a aportar informação extratextual para confrontar com informação textual ou emitir parecer sobre ela. Em alguns casos, mais de uma resposta é aceitável, desde que o sujeito justifique sua posição, o que exigirá capacidade de elaboração da resposta com ideias próprias, sem perder de vista os elementos do texto que as fundamentam.

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