Capacidade de identificar no texto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não
Capacidade de comparar, ordenar ou estabelecer outros nexos lógicos entre dois ou mais elementos
Aportar informação extratextual para confrontar com informação textual ou emitir parecer sobre ela
Capacidade de elaborar, criar ou recriar textos e resolver problemas com base em elementos textuais
Entenda as Habilidades
Diz respeito à capacidade de identificar em um texto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não. As tarefas mais simples envolvem a localização de uma só informação. Quando se solicitam várias informações, fica mais fácil se for especificada a quantidade que se deve buscar. Por exemplo, a pergunta “Quais são os três materiais necessários para….” oferece menos dificuldade do que “Quais são os materiais necessários para…”.
A integração de informações exige do leitor a capacidade de lidar com dois ou mais elementos, comparando-os, ordenando-os (maior/menor, mais/menos, antes/ depois, etc.) ou estabelecendo outros nexos lógicos entre eles (referenciação, sinonímia, causa/efeito, parte/todo, fonte/dado ou opinião, etc.). Tanto para a compreensão quanto para a produção de textos, o sujeito precisa constantemente integrar a informação já dada com outras introduzidas conforme o texto progride. Nos textos com informação numérica, a integração pode implicar, muitas vezes, o domínio de noções e a realização de alguma operação matemática ou a associação entre números e grafismos (gráficos, mapas, diagramas etc.).
Refere-se à capacidade de elaboração, criação ou recriação com base em elementos textuais, seja por meio da produção de um texto próprio, seja pela resolução de problemas que envolvem diversas etapas e/ou que geram resultados parciais a serem retomados, situação em que é necessário não só dominar noções e operações matemáticas, mas também estabelecer um plano de resolução e controlar sua execução.
As tarefas que visam a verificar essa habilidade convocam explicitamente o leitor a aportar informação extratextual para confrontar com informação textual ou emitir parecer sobre ela. Em alguns casos, mais de uma resposta é aceitável, desde que o sujeito justifique sua posição, o que exigirá capacidade de elaboração da resposta com ideias próprias, sem perder de vista os elementos do texto que as fundamentam.