Habilidades e níveis de alfabetismo

O Inaf avalia habilidades funcionais nos campos do letramento, do numeramento e do contexto digital que estão organizadas em quatro grupos de habilidades: Reconhecer e Decodificar; Localizar e Identificar; Compreender e Inferir; e Avaliar e Refletir.
Infográfico Infográfico

Entenda as Habilidades

Ilustração para o bloco Reconhecer/ Decodificar

Reconhecer/ Decodificar

Capacidade de reconhecer as letras do alfabeto e os números, por meio de tarefas que envolvem a diferenciação entre letras, algarismos, desenhos e outros sinais gráficos. No domínio digital, essas habilidades correspondem ao reconhecimento de um ícone, da função de um hiperlink, da função touch, da possibilidade de avançar no conteúdo rolando para baixo ou para o lado e a possibilidade de ampliar um texto ou imagem.

Ilustração para o bloco Localizar/ Identificar

Localizar/ Identificar

Diz respeito à capacidade de identificar/recuperar num texto escrito ou multimodal (como uma home de um site), ou link direto uma ou múltiplas informações expressas de modo literal ou não. As tarefas mais simples envolvem a localização de uma só informação em um texto, ou na página de um site.

Ilustração para o bloco Compreender/ Inferir

Compreender/ Inferir

Habilidades relacionadas com a capacidade de compreensão de textos escritos ou multimodais. Pressupõe a integração de informações e interpretação do texto. A integração exige a capacidade de lidar com dois ou mais elementos escritos ou multimodais, comparando-os, ordenando-os ou, ainda, estabelecendo outros tipos de nexos lógicos entre eles. No caso da informação numérica, a integração pode implicar, muitas vezes, a realização de alguma operação matemática, ou, ainda, a associação entre números e gráficos, infográficos, mapas, diagramas etc. Envolve também a capacidade de se localizar espacialmente por meio de aplicativos ou recursos digitais. Para compreender é necessário também inferir, ou seja, realizar deduções que podem levar a uma conclusão que não está explícita. A inferência também pode ser feita a partir da realização de um raciocínio matemático, a leitura de um gráfico e de uma tabela.

Ilustração para o bloco Avaliar/ Refletir

Avaliar/ Refletir

As tarefas que visam verificar essas habilidades convocam explicitamente o leitor a aportar informação extratextual para confrontar com informação textual, ou emitir parecer sobre ela: comparar/checar informação, reconhecer superficialidade, veracidade, atualidade, implausibilidade ou viés da informação, fazer apreciações éticas e estéticas, defender propostas, perceber orientações avaliativas menos explícitas. Em alguns casos, mais de uma resposta é aceitável, desde que o sujeito justifique sua posição, o que exigirá capacidade de elaboração da resposta com ideias próprias, sem perder de vista também os elementos do texto que as fundamentam.

Conheça os níveis