Reflexões

Publicações

Consulte, faça download ou saiba como adquirir os livros e relatórios já publicados sobre os resultados do Inaf ao longo de duas décadas de realização da pesquisa

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Pressupostos para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional

Este artigo apresenta subsídios para a atualização do Indicador de Alfabetismo Funcional, um estudo que mede os níveis de alfabetismo da população adulta brasileira desde 2001. A pesquisa considerou dois domínios de habilidades: o letramento e o numeramento. Atualmente, o aumento da presença dos recursos digitais em diferentes situações da vida cotidiana gerou novas dinâmicas de uso das linguagens e dos conhecimentos matemáticos. Fez-se necessário, então, ref letir sobre novas habilidades e práticas que se desenvolvem em decorrência dessa crescente presença. Um terceiro domínio precisou ser incorporado à pesquisa: o digital. Para isso, foi produzido um conjunto de estudos e análises para uma agenda de atualização desse indicador.

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Estudo especial sobre alfabetismo e competências socioemocionais na população adulta brasileira

São Paulo, 2016 - Estudo coordenado pelo Instituto Paulo Montenegro, Instituto Ayrton Senna e Edulab21.

Tipo de publicação: Artigo acadêmico

Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento

As autoras Vera Masagão e Maria da Conceição Fonseca apresentam a matriz de referência desenvolvida para o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), projeto que vem coletando e analisando dados sobre as habilidades de alfabetismo da população brasileira de 15 a 64 anos desde 2001.

Tipo de publicação: Relatório

Inaf Brasil 2018

Relatório preliminar com os dados e análises do Inaf 2018

Tipo de publicação: Relatório

Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho (2015)

Em que medida o mundo do trabalho se constitui como um espaço de múltiplas práticas de letramento e de numeramento, afetando diretamente as condições de alfabetismo de determinados segmentos populacionais inseridos nos mais diferentes campos profissionais e de trabalho.

Tipo de publicação: Relatório

Inaf Brasil 2011

Principais resultados

Tipo de publicação: Relatório

Inaf 2009

Principais resultados

Tipo de publicação: Relatório

Inaf – Edição Especial Jovens Metropolitanos (2009)

O alfabetismo juvenil: inserção educacional, cultural e profissional

Tipo de publicação: Relatório

Inaf Brasil 2007

Principais resultados

Tipo de publicação: Relatório

5º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (2005)

Um diagnóstico para a inclusão social pela Educação