Retrato Inaf Brasil

Perfil demográfico e regional

Clique nos botões abaixo e observe os níveis de alfabetismo para cada segmento das categorias demográficas e regionais da amostra. Veja também, a cada nível, como se comportam os segmentos da categoria demográfica selecionada.

Sexo

Representando 51% da população entre os 15 e os 64 anos, as mulheres são minoria entre os analfabetos funcionais, refletindo sua maior escolaridade quando comparadas aos homens. Já quando se analisam os níveis mais altos da escala Inaf, essa vantagem se reverte: elas representam 47% alfabetizados em nível proficiente e eles, 53%.

Alfabetismo por Sexo

Composição dos níveis por Sexo

Raça/cor

Os níveis de alfabetismo entre os grupos étnico-raciais que compõem a população brasileira refletem a desigualdade educacional que marca a educação do país: os dados apontam que 63% a população negra (pretos e pardos) entre 15 e 64 anos são analfabetos, enquanto entre a população branca o número cai para 34%. Ao analisar os dados que apontam para a escolaridade dessa população, é possível identificar que 69% das pessoas que nunca estudaram e 59% das que concluíram apenas até o ensino fundamental são negras, enquanto na população branca os números representam 29% e 38% respectivamente. O Inaf mostra que, em 2024, 41% das pessoas que se autodeclaram brancas alcançaram o nível de alfabetismo consolidado. Entre os negros, esse percentual é de apenas 31%. A maior parte da população negra está concentrada no nível Elementar de alfabetismo — uma etapa considerada de transição. Esses dados demonstram que, apesar dos avanços e das contínuas reivindicações por políticas públicas mais inclusivas, ainda há um longo caminho a ser percorrido para a superação das desigualdades raciais na educação brasileira.

Alfabetismo por Raça/cor

ATENÇÃO: Ao realizar uma filtragem a visualização do gráficos e dados por níveis será exibida de forma agregada em 3 níveis.

Perfil dos níveis por Raça/cor

Faixa etária

Os mais jovens têm nível de alfabetismo funcional significativamente superior ao dos segmentos de idades mais avançadas, um reflexo de políticas educacionais de expansão do atendimento na Educação Básica de crianças e adolescentes nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, ficam evidentes os fracos resultados das políticas educacionais voltadas aos adultos. Enquanto 32% daqueles com idade entre 15 e 29 anos são considerados Alfabetizados Nível Intermediário e 13% no Nível Proficiente, essa proporção cai, respectivamente, para 13% e 7% entre os que têm 50 a 64 anos. Para atender à demanda de diferentes perspectivas de análise por faixas etárias apresentamos 2 agrupamentos alternativos.

Alfabetismo por Faixa Etária (Alternativa 1)

Os dados organizados nas faixas de 15 a 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 49 anos e 50 anos ou +

Composição dos níveis por Faixa Etária (Alternativa 1)

Os dados organizados nas faixas de 15 a 24 anos, de 25 a 34 anos, de 35 a 49 anos e 50 anos ou +

Alfabetismo por Faixa Etária (Alternativa 2)

Os dados organizados nas faixas de 15 a 29 anos, de 30a 39 anos, de 40 a a 49 anos e 50 anos ou +

Composição dos níveis por Faixa Etária (Alternativa 2)

Os dados organizados nas faixas de 15 a 29 anos, de 30a 39 anos, de 40 a a 49 anos e 50 anos ou +

Região

O Inaf evidencia que mesmo ao longo dos 6 anos entre esta e a edição de 2018, diferenças significativas entre as regiões brasileiras persistem e ainda são correlacionadas à escolaridade. Vale notar que a região Sudeste, embora com níveis de escolaridade e alfabetismo mais altos do que as demais regiões, concentra, por ser a mais populosa, quase um terço dos analfabetos funcionais do país.

Alfabetismo por Região

Composição dos níveis por Região

Porte do município

Ao analisar os resultados conforme as quatro faixas de tamanho da população dos municípios, a conclusão é a de que, mesmo com o passar dos 6 anos, nos municípios com mais de 500 mil habitantes, onde vivem 28% da população brasileira de 15 a 64 anos concentram 33% dos indivíduos com nível intermediário de alfabetismo e 38% daqueles em nível Proficiente.

Alfabetismo por Porte do Município

Composição dos níveis por Porte do Município

Condição do município

Observa-se uma maior concentração de analfabetos funcionais nos municípios do interior do país (68%). Essa proporção é superior àquela que os habitantes do interior representam sobre a população total do país na faixa etária dos 15 aos 64 anos.

Alfabetismo por Condição do Município

Composição dos níveis por Condição do Município