Evolução histórica
Os resultados obtidos ao longo das dez edições do Inaf, em um período de 17 anos, mostram uma significativa redução do número de analfabetos plenos na população brasileira, caindo de 12%, em 2001-2002, para 4%, em 2015 — ainda que na edição de 2018 tenha sido observado um incremento desse patamar, no limite da margem de erro.
Ao longo dos anos, houve também uma redução da proporção de brasileiros no nível rudimentar (que fazem um uso bastante limitado da leitura, da escrita e das operações matemáticas em suas tarefas do cotidiano), de 27%, em 2001-2002, para um patamar estabilizado de pouco mais de 20% desde 2009.
Esse importante avanço indica que o Brasil tinha, em 2018, 14,5 milhões de analfabetos funcionais a menos do que teria se essa redução não houvesse ocorrido. Por outro lado, chama a atenção que a proporção de alfabetizados em nível proficiente permanece estagnada desde o início da série histórica, em torno de 12%. Ou seja, estão nesse patamar apenas cerca de 17,4 milhões dos 144,7 milhões de brasileiros entre 15 e 64 anos.
Tendência dos Níveis*
ATENÇÃO: Para fins de análise, os cinco níveis de alfabetismo podem ser agrupados em três (analfabeto funcional, elementar e alfabetismo consolidado) ou em dois (analfabeto funcional e funcionalmente alfabetizado).
* De 2001 a 2005 foram calculadas médias móveis de dois em dois anos, já que naquele período as habilidades de letramento e numeramento foram medidas separadamente em cada ano.
Evolução dos Níveis*
ATENÇÃO: Ao realizar uma filtragem, a visualização do gráficos e dados por níveis será exibida de forma agregada em três grupos.
Alfabetismo e escolaridade
A escolaridade é o principal indutor da elevação do nível de alfabetismo. Mesmo assim, o Inaf mostra que há um grande número de pessoas que não conseguem chegar ao alfabetismo consolidado mesmo tendo maior escolaridade.
Sete em cada dez que cursaram apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental permanecem na condição de analfabetismo funcional e 21% chegam apenas ao nível elementar. É interessante observar que 9% dos brasileiros e das brasileiras entre 15 e 64 anos que concluíram os quatro primeiros anos do Fundamental têm alfabetismo consolidado, apesar da pouca escolaridade.
Entre as pessoas classificadas pela escala Inaf no nível elementar, quase a metade (49%) chegou ao Ensino Médio ou concluiu essa etapa e 13% cursam ou cursaram a Educação Superior.
Alfabetismo por níveis de escolaridade
ATENÇÃO: Para fins de análise, os cinco níveis de alfabetismo podem ser agrupados em três (analfabeto funcional, elementar e alfabetismo consolidado) ou em dois (analfabeto funcional e funcionalmente alfabetizado).