Alfabetismo no contexto digital

Novidade na edição 2024: foi incorporado ao estudo uma análise do desempenho digital dos participantes

Modelo “híbrido” da edição 2024

Cada vez mais, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) fazem parte de várias instâncias da vida profissional, pessoal, social e cultural dos sujeitos. Se o Inaf busca medir o uso social da leitura, da escrita e da matemática em situações do cotidiano, é necessário que o indicador seja capaz de refletir sobre novas habilidades e práticas voltadas para o uso das novas tecnologias, compreensão e produção de textos em diferentes mídias e linguagens, em especial as que envolvem o trato crítico com a informação e a opinião em contextos digitais.

A edição 2024 adota um modelo “híbrido”, desenhado de modo a assegurar tanto a continuidade da série histórica de mais de duas décadas quanto permitir compreender como se manifestam as habilidades de leitura, escrita e matemática no contexto digital.

Confira como foi feito o teste de alfabetismo no contexto digital

Veja a seguir os primeiros resultados

Para um primeiro esforço de análise, calculou-se a proporção de acertos nos itens que compunham o teste digital, criando 3 grupos de desempenho:

Desempenho digital - Niveis de Alfabetismo

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por 5 Níveis de alfabetismo

5 níveis de alfabetismo por Baixo, Médio ou Alto desempenho no teste digital

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por 3 Níveis de alfabetismo

(analfabetos funcionais = nível analfabeto + nível rudimentar // nível consolidado = nível Intermediário + nível Proficiente)

3 Níveis de alfabetismo por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital - Escolaridade

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Escolaridade

Escolaridade por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Homens e Mulheres

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Homens e Mulheres

Homens e Mulheres por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Faixas etárias

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Faixas etárias

Faixas etárias por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Raça / Cor

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Raça / Cor

Raça / Cor por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Regiões

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Regiões do país

Regiões do país por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Tamanho do Município

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Tamanho do município (em milhares de habitantes)

Tamanho do município (em milhares de habitantes) por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Desempenho digital – Tipo de Município

Indivíduos com Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital por Tipo de município

Tipo de município por Alto, Médio e Baixo desempenho no teste digital

Processo de incorporação da dimensão digital no Inaf

Reflexões conceituais

Os caminhos teóricos percorridos para definir o desejável e o possível a serem considerados na edição 2024 do Inaf envolvendo o campo digital são aprofundados no texto Pressupostos para a atualização do indicador de alfabetismo funcional

ACESSE: Pressupostos para a atualização do indicador

Elaboração de uma nova matriz de referência para o Inaf

A matriz de referência do Inaf foi reestruturada, contemplando tanto habilidades historicamente avaliadas quanto novas habilidades relacionadas ao alfabetismo no mundo digital, contemplando 4 grupos de habilidades: 1) Reconhecer/decodificar; 2) Localizar/identificar; 3) Compreender/inferir e 4) Avaliar/refletir. Integra os domínios do letramento, do numeramento e do contexto digital, considerando múltiplos campos de atuação social e gêneros textuais

ACESSE: A nova matriz de referência do Inaf

Desenvolvimento de interface para aplicação do teste Inaf em telefones celulares (smartphones)

Em um telefone celular foi implementada uma solução tecnológica para atender a dois objetivos: 1. Simular, para o respondente, uma interface muito semelhante àquela encontrada em aplicativos e sites largamente utilizados, 2. Registrar, para posterior análise, não apenas se as atividades foram ou não realizadas, mas também o percurso do usuário para realizar a atividade (ex: (reconhecer e/ou clicar em hiperlink ou link, rolar a tela (scroll) etc.)

Elaboração de itens para a interface digital

Para a construção dos novos itens deste campo, três situações que fazem parte da vida cotidiana de muitos brasileiros e que envolvem o uso da tecnologia digital foram propostas. Nas três situações, seria preciso que os respondentes realizassem procedimentos básicos e operacionais do campo digital, a serem observados pelos entrevistadores durante o processo de aplicação da pesquisa.

Desempenho digital - Niveis de Alfabetismo

Trilha 1 - Compra online

A situação leva o respondente a navegar no site de e-commerce, fazer escolhas sobre o produto e realizar o processo necessário para efetuar o pagamento, avaliando a veracidade e segurança da forma de pagamento solicitada.

Trilha 2 - Seleção de um filme e justificativa da escolha

Dois amigos “conversam” por aplicativo de mensagens instantâneas sobre critérios para a escolha de um filme que irão assistir numa plataforma de streaming. A situação pede a identificação do filme e a explicação, por mensagem escrita, das razões de sua escolha.

Trilha 3 - Inscrição com preenchimento de cadastro

A situação requer a inscrição em um evento por meio de formulário online. Além de preenchimento com dados fictícios de campos com formatos específicos (nome, data, número de documento), a atividade demanda a criação de senha e envio de arquivo em anexo.