Sobre o Inaf

Quem somos

Uma iniciativa da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) foi criado em 2001. Após 20 anos e 10 edições contribuindo para a defesa dos direitos educativos dos brasileiros e incidindo na agenda do desenvolvimento educacional do país, o Inaf passou a ser gerido pela Ação Educativa em parceria com a Conhecimento Social Estratégia e Gestão.

Fundada em 1994, a Ação Educativa (acaoeducativa.org.br) é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, cultura e juventude na perspectiva dos direitos humanos. Realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais e integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e os interesses da população.

É sua missão defender os direitos educativos, culturais e da juventude para promover a democracia, a justiça social e a sustentabilidade socioambiental no Brasil.

O historiador e professor Roberto Catelli Júnior, doutor em Educação pela USP e coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa é o responsável pelo Inaf na instituição.

Criada em 2016, a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão (conhecimentosocial.com) é uma consultoria especializada na produção de conhecimento no campo social, que propõe e implementa soluções diferenciadas e customizadas para demandas de diagnóstico, planejamento, monitoramento, avaliação e produção de conhecimento para investidores sociais e implementadores de programas em todas as instâncias da gestão pública.

Sua fundadora, Ana Lúcia Lima, ocupou a direção executiva do Instituto Paulo Montenegro entre 2005 e 2015. Com a descontinuidade da atuação daquela organização, assume na Conhecimento Social a coordenação do Inaf, sendo responsável pela divulgação dos resultados do estudo e pela construção de parcerias institucionais visando amplificar o potencial de incidência do indicador. Fernanda Cury e Fabiana Freitas, responsáveis pelo Inaf no IPM, hoje também integram a equipe que dá continuidade à aplicação e disseminação do indicador

A Conhecimento Social utiliza metodologias próprias, priorizando a construção participativa de conhecimento e apostando na potência desse processo para orientar tomadas de decisão pautadas no diálogo e na articulação, sempre com o objetivo de promover transformação.

IPEC (ipec-inteligencia.com.br) é um instituto brasileiro de pesquisas de mercado e opinião fundado em janeiro de 2021 por profissionais advindos do IBOPE Inteligência. Todo know how e experiências acumuladas desses profissionais deram continuidade ais métodos e nichos de mercado semelhantes aos já praticados pela antiga empresa.

O Inaf na mídia

Canal Futura

Série Alfabetismo Brasil

Mais do que um auxílio para a educação, Alfabetismo Funcional Brasil é uma reflexão para a sociedade, pois mostra como está o país em relação ao alfabetismo funcional entre os brasileiros entre 15 e 64 anos.

Revista Educação

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Três em cada 10 brasileiros na faixa de 15 a 64 anos são considerados analfabetos funcionais – ou seja, apresentam limitações para fazer uso da leitura, da escrita e da matemática em atividades cotidianas.

Época Negócios

Três em cada 10 são analfabetos funcionais no Brasil, aponta estudo

Três em cada dez jovens e adultos de 15 a 64 anos no País - 29% do total, o equivalente a cerca de 38 milhões de pessoas - são considerados analfabetos funcionais

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Coordenação geral e supervisão

  • Conhecimento Social
  • Ana Lúcia Lima
  • Fernanda Cury
  • Fabiana Freitas
  • Ação Educativa
  • Roberto Catelli

Edição

  • RFPG Comunicação
  • Ricardo Falzetta
  • Paola Gentile

Desenvolvimento Web

  • Sintropika
  • Dmitry Bayakhchev (Direção Estratégica)
  • Mateus Petratti (Direção Tecnológica)
  • Jonatas M. Brito (Desenvolvimento)
  • Felipe Gonçalves (Desenvolvimento)
  • Rod Quina (Design)