Retrato Inaf Brasil

Perfil demográfico e regional

Clique nos botões abaixo e observe os níveis de alfabetismo para cada segmento das categorias demográficas e regionais da amostra. Veja também, a cada nível, como se comportam os segmentos da categoria demográfica selecionada.

Sexo

Não há diferença significativa entre homens e mulheres em termos de alfabetismo funcional, sendo que as mulheres mostram indicadores ligeiramente mais favoráveis. Enquanto elas representam 52% do total da população brasileira entre 15 e 64 anos, a proporção de mulheres entre os que apresentam o nível proficiente da escala é de 53%.

Alfabetismo por Sexo

Composição dos níveis por Sexo

Raça/cor

Os níveis de alfabetismo entre os grupos étnico-raciais que compõem a população brasileira refletem a desigualdade educacional que marca a Educação do país: a população negra (pretos e pardos) tem, em média, menor escolaridade do que a branca. O Inaf corrobora tendências verificadas pelos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentre as pessoas que se autodeclaram brancas, 15% têm no máximo quatro anos de escolaridade; já entre os que se declaram pardos e pretos essa proporção é, respectivamente, de 21% e 25%. Essas desigualdades explicam em parte a diferença nos níveis de alfabetismo entre os grupos raciais no Brasil.

Alfabetismo por Raça/cor

ATENÇÃO: Ao realizar uma filtragem a visualização do gráficos e dados por níveis será exibida de forma agregada em 3 níveis.

Perfil dos níveis por Raça/cor

Faixa etária

Os mais jovens têm nível de alfabetismo funcional significativamente superior ao dos segmentos de idades mais avançadas, um reflexo de políticas educacionais de expansão do atendimento na Educação Básica de crianças e adolescentes nas últimas décadas. Ao mesmo tempo, ficam evidentes os fracos resultados das políticas educacionais voltadas aos adultos.

Alfabetismo por Faixa Etária

Composição dos níveis por Faixa Etária

Região

O Inaf evidencia diferenças significativas entre as regiões brasileiras, também correlacionadas à escolaridade. No entanto, vale notar que a região Sudeste, embora com níveis de escolaridade mais altos do que as demais regiões, concentra, por ser a mais populosa, quase um terço dos analfabetos funcionais do país.

Alfabetismo por Região

Composição dos níveis por Região

Porte do município

Ao analisar os resultados conforme as quatro faixas de tamanho da população consideradas pelo Inaf, a conclusão é a de que nos municípios menores, com até 20 mil habitantes, a proporção de analfabetos funcionais é significativamente maior do que naqueles com mais de 500 mil habitantes.

Alfabetismo por Porte do Município

Composição dos níveis por Porte do Município

Condição do município

Na amostra do Inaf, os municípios estão distribuídos em três condições: interior, periferia dos grandes centros e capitais. Observa-se uma maior concentração de analfabetos funcionais nos municípios do interior do país.

Alfabetismo por Condição do Município

Composição dos níveis por Condição do Município