É considerado alfabetizado em nível elementar o indivíduo capaz de selecionar, em textos de extensão média, uma ou mais unidades de informação, observando certas condições e realizando pequenas inferências. Ele também resolve problemas envolvendo operações básicas com números da ordem do milhar, que exigem certo grau de planejamento e controle. O alfabetizado funcional em nível elementar tem condição de comparar e relacionar informações numéricas ou textuais expressas em gráficos ou tabelas simples envolvendo situações de contexto cotidiano doméstico ou social. Conseguem realizar tarefas da vida social mais básicas que requeiram o uso de ferramentas digitais.
Situação no Brasil
Alfabetizados em nível Elementar saltaram de 28% da população, no início dos anos 2000, atingindo seu maior patamar em 2015, com 42% e absorvendo, nesse nível, a redução na proporção dos analfabetos funcionais. Este grupo continua representando a maior parcela dos brasileiros de 15 a 64 anos. A concentração da população nesse nível de alfabetismo indica a necessidade de fortalecer iniciativas capazes de levar os indivíduos a níveis mais elevados de alfabetismo.
Considerando que 77% da população nesse nível tem mais de 25 anos de idade e, portanto, já não estão em idade escolar, conclui-se que é preciso investir em processos de qualificação dessas pessoas para além do fortalecimento do sistema educacional. O mundo do trabalho e o contexto digital (no qual grande parcela da sociedade está inserida) são as principais possibilidades de desenvolvimento para esses indivíduos.
Veja abaixo mais dados sobre o nível elementar de alfabetismo funcional.
56%chegam ao Ensino Médio
18%alcançam à Educação Superior
62% são negros
93% declaram viver com renda familiar de até 5 salários mínimos
62% vivem no interior
O papel das novas tecnologias
A quase totalidade (96%) dos alfabetizados em nível elementar afirmam ter acessado todos os dias ou quase todos a internet nos 3 meses que antecederam a coleta dos dados em campo para a edição 2024 do Inaf. Esse cenário abre a possibilidade de promover oportunidades de aprendizado e desenvolvimento com alto potencial de alcance e customizada para diferentes perfis de público.