Ilustração para o número 1
Analfabeto funcional

Nível analfabeto

8% da população brasileira 15 a 64 anos (Inaf 2018)

São considerados analfabetos os indivíduos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases, ainda que uma parcela deles consiga ler números familiares como o do telefone, da casa, de preços etc.

Situação no Brasil

Os resultados obtidos ao longo das dez edições do Inaf, em um período de quase duas décadas, mostram uma significativa redução do número de analfabetos na população brasileira. O índice do nível 1 caiu de 12%, em 2001-2002, para 4%, em 2015, ainda que, na edição 2018, tenha sido observado um incremento desse patamar, no limite da margem de erro, para 8%. Veja abaixo mais dados relacionados ao nível 1 de alfabetismo funcional.

82%das pessoas sem escolaridade estão no nível 1

3%dos analfabetos alcançaram o Ensino Médio

48% dos analfabetosvivem com renda familiar de até 1 salário mínimo

72% vivem no interior,28% moram em capitais ou na periferia dos grandes centros

46% trabalham,19% são donas de casa e 14% estão desempregados

Pontos de atenção

Tendência de queda precisa seguir

Mesmo com a tendência de queda no percentual do nível 1 verificada até 2015, a taxa em 2018, de 8%, precisa ser acompanhada com atenção nas próximas edições do Inaf. É possível que a tendência tenha sido revertida em função da crise econômica. Uma forma de suavizar o impacto social das crises econômicas é justamente blindar e reforçar o sistema educacional e as iniciativas de qualificação da população nesses períodos, para que as pessoas sigam evoluindo, abandonando os níveis mais baixos de alfabetismo funcional e, com isso, ajudando o país a sair mais rápido da crise.

Veja mais em Resultados Inaf
Anterior Próximo

Reflexões e Perspetivas

Nesta seção, você encontra artigos de opinião, podcasts e textos analíticos que debatem os recortes temáticos produzidos com base nos resultados do Inaf.