Sobre o Inaf

Quem somos

Uma iniciativa da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) foi criado em 2001. Após 20 anos e 10 edições contribuindo para a defesa dos direitos educativos dos brasileiros e incidindo na agenda do desenvolvimento educacional do país, o Inaf passou a ser gerido pela Ação Educativa em parceria com a Conhecimento Social Estratégia e Gestão.

Fundada em 1994, a Ação Educativa (acaoeducativa.org.br) é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, cultura e juventude na perspectiva dos direitos humanos. Realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais e integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com as necessidades e os interesses da população.

É sua missão defender os direitos educativos, culturais e da juventude para promover a democracia, a justiça social e a sustentabilidade socioambiental no Brasil.

O historiador e professor Roberto Catelli Júnior, doutor em Educação pela USP e coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa é o responsável pelo Inaf na instituição.

Criada em 2016, a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão (conhecimentosocial.com) é uma consultoria especializada na produção de conhecimento no campo social, que propõe e implementa soluções diferenciadas e customizadas para demandas de diagnóstico, planejamento, monitoramento, avaliação e produção de conhecimento para investidores sociais e implementadores de programas em todas as instâncias da gestão pública.

Sua fundadora, Ana Lúcia Lima, ocupou a direção executiva do Instituto Paulo Montenegro entre 2005 e 2015. Com a descontinuidade da atuação daquela organização, assume na Conhecimento Social a coordenação do Inaf, sendo responsável pela divulgação dos resultados do estudo e pela construção de parcerias institucionais visando amplificar o potencial de incidência do indicador. Fernanda Cury e Fabiana Freitas, responsáveis pelo Inaf no IPM, hoje também integram a equipe que dá continuidade à aplicação e disseminação do indicador

A Conhecimento Social utiliza metodologias próprias, priorizando a construção participativa de conhecimento e apostando na potência desse processo para orientar tomadas de decisão pautadas no diálogo e na articulação, sempre com o objetivo de promover transformação.

O Inaf na mídia

Jeduca

Alfabetismo funcional: entenda os principais resultados do Inaf

O indicador sinaliza estabilidade no cenário de analfabetismo funcional, além de trazer informações sobre a alfabetização no contexto digital e por escolaridade. 05/05/2025

G1 - Educação

3 a cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, indica pesquisa; patamar é o mesmo de 2018

Estudo aponta ainda que taxa de analfabetismo é maior entre pessoas com 40 anos ou mais. Brancos são alfabetizados em nível consolidado mais comumente do que negros, indígenas e amarelos. 05/05/2025

Correio Braziliense

Analfabetismo funcional no Brasil permanece em 29%, mesmo índice de 2018

Pesquisa que teve última edição há seis anos volta em 2025 com resultados que auxiliam a entender situação do letramento, inclusive digital, no país. 05/05/2025

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Edição Inaf 2024

Co-realização

Parceria

Parceria técnica

Expediente do site

Coordenação geral e supervisão

  • Conhecimento Social
  • Ana Lúcia Lima
  • Dianne Melo
  • Fernanda Cury
  • Fabiana Freitas
  • Ação Educativa
  • Roberto Catelli
  • Heloisa Trenche
  • Vitória Benedito

Comunicação

  • comunicacao@conhecimentosocial.org

Edição

  • RFPG Comunicação
  • Ricardo Falzetta
  • Paola Gentile

Desenvolvimento Web

  • Sintropika
  • Dmitry Bayakhchev (Direção Estratégica)
  • Mateus Petratti (Direção Tecnológica)
  • Jonatas M. Brito (Desenvolvimento)
  • Felipe Gonçalves (Desenvolvimento)
  • Rod Quina (Design)