Resultados Inaf

Alfabetismo no Brasil

Consulte a série histórica do Inaf Brasil e observe a evolução geral dos níveis de alfabetismo bem como o comportamento por categoria nas últimas quatro edições. Acesse também o cruzamento dos dados de alfabetismo com os de escolaridade da população.

Evolução histórica

Os resultados obtidos ao longo das dez edições do Inaf, em um período de 23 anos, mostram uma significativa redução do número de analfabetos na população brasileira, caindo de 12%, em 2001-2002, passando a oscilar entre 4%, e 7%, no limite da margem de erro.

Ao longo dos anos, houve também uma redução da proporção de brasileiros no nível Rudimentar (que fazem um uso bastante limitado da leitura, da escrita e das operações matemáticas em suas tarefas do cotidiano), de 27%, em 2001-2002, para um patamar estabilizado de pouco mais de 20% desde 2009.

Por outro lado, chama a atenção que a proporção de alfabetizados em nível Proficiente permanece inalterada desde o início da série histórica, oscilando em torno de 12%.

Tendência dos Níveis*

Nível de agregação:

ATENÇÃO: Para fins de análise, os cinco níveis de alfabetismo podem ser agrupados em três (Analfabetos Funcionais, Alfabetizados Nível Elementar e Alfabetizados Nível Consolidado) ou em dois (Analfabetos Funcionais e Funcionalmente Alfabetizados).

* De 2001 a 2005 foram calculadas médias móveis de dois em dois anos, já que naquele período as habilidades de letramento e numeramento foram medidas separadamente em cada ano.

Evolução dos Níveis*

ATENÇÃO: Ao realizar uma filtragem, a visualização do gráficos e dados por níveis será exibida de forma agregada em três grupos.

Alfabetismo e escolaridade

A escolaridade é o principal indutor da elevação do nível de alfabetismo. Mesmo assim, o Inaf mostra que há um grande número de pessoas que não conseguem chegar ao alfabetismo em nível consolidado mesmo tendo maior escolaridade.

Em 2024, oito em cada dez que cursaram apenas os anos iniciais do Ensino Fundamental permanecem na condição de analfabetismo funcional e 19% chegam apenas ao nível elementar.

Dentre aqueles que cursaram os anos finais do Ensino Fundamental 43% podem ser classificado como analfabeto funcional, 40% têm alfabetismo elementar e apenas 17% chegam ao nível consolidado de alfabetismo.

Entre as pessoas classificadas pela escala Inaf no nível Proficiente, 38% estuda ou estudou até o Ensino Médio e mais da metade (54%) cursam ou cursaram a Educação Superior.

Alfabetismo por níveis de escolaridade

Nível de agregação:

ATENÇÃO: Para fins de análise, os cinco níveis de alfabetismo podem ser agrupados em três (Analfabetos Funcionais, Alfabetizados Nível Elementar e Alfabetizados Nível Consolidado) ou em dois (Analfabetos Funcionais e Funcionalmente Alfabetizados).