Loading...
Voltar para o topo
Logo INAF
Desde 2001, o Inaf faz o retrato do alfabetismo funcional no Brasil, mostrando o quanto ainda é preciso avançar. Saiba como apoiar essa iniciativa.
Selo 30% analfabetos funcionais

A causa é urgente

Apenas 12% são proficientes

(o nível mais alto da alfabetização funcional)

Isso significa que se sua empresa fosse a Retrato do Brasil S.A., com 100 funcionários, apenas 12 teriam habilidades de letramento e numeramento suficientes para informar-se sobre o mercado e as tendências de inovação e seriam capazes de se desenvolver como líderes.

O que os dados mostram

Mao escrevendo a lápis

Muito a fazer

Para que o país se desenvolva de forma consistente e sustentável, o nível de alfabetismo funcional da população deveria se aproximar do topo da escala do Inaf.

Por isso, é preciso seguir com a formulação e o fortalecimento de políticas públicas que busquem excelência na formação dos estudantes, aprimorem a Educação de Jovens e Adultos e incentivem iniciativas comunitárias e empresariais que ofereçam oportunidades de formação ao longo da vida.

Você pode ajudar

Que tal associar sua marca ao desenvolvimento sustentável do país?

O caminho proposto pelo Inaf só é trilhado com base em informação de qualidade. Para isso, precisamos do seu apoio para continuar a gerar dados e análises que vão fundamentar as ações tanto no setor público quanto no privado.

Mapa do Brasil

Com mais alfabetismo funcional, a população se desenvolve, as organizações se fortalecem e o país cresce.

A cada edição do Inaf, cerca de 140 pesquisadores entrevistam 2.002 pessoas de todas as regiões do país, em zonas rural e urbana, que respondem a um teste com itens parametrizados e a um questionário contextual. Desde a primeira aplicação do Inaf, 658 municípios já participaram da pesquisa.

Quem somos

O Inaf foi criado no início dos anos 2000 pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa e viabilizado financeira e operacionalmente pelo IBOPE Inteligência. Desde 2018, a Conhecimento Social e a Ação Educativa – com apoio de parceiros – são responsáveis pela coordenação do estudo, pela continuidade do desenvolvimento metodológico e pela gestão das bases de dados produzidos nas 10 edições realizadas ao longo de 2 décadas.

A Ação Educativa é responsável pela concepção do indicador e pela conceitualização dos níveis de alfabetismo funcional adotados. Atua há mais de 25 anos na defesa dos direitos educativos de jovens e adultos produzindo conhecimento, criando metodologias participativas e atuando junto a redes públicas de ensino para a construção de propostas, políticas e processos formativos para educadores.


Ana Lima

"Temos muito orgulho das contribuições do Inaf para o debate sobre a urgência de ampliar as habilidades de letramento e numeramento no Brasil, evidenciando consequências sobre as múltiplas dimensões da vida social: no trabalho, na gestão do orçamento familiar, no consumo, nos cuidados com a saúde e o meio ambiente, na educação das crianças, nas escolhas eleitorais, nas atividades culturais entre tantas outras." [Ana Lucia D'Império Lima, sócia-proprietária da Conhecimento Social]

Roberto Catelli

"Para a maior parte da população, o trabalho não é um espaço de letramento ou numeramento. Muitos brasileiros não aprendem nada no trabalho do ponto de vista do uso da leitura, da escrita e da matemática. Precisamos constituir uma cultura em que essas práticas estejam presentes." [Roberto Catelli, coordenador-executivo da ONG Ação Educativa]


Ouça o podcast sobre a história do Inaf

Inaf personalizado

Inaf e Natura

Conheça o case da Natura e saiba como o Inaf está ajudando a empresa a conhecer melhor sua rede de 1,2 milhões de consultoras.

Aspas de citação

O Inaf Natura é um indicador que não faz apenas uma medição. Ele nos permite definir quanto esperamos de melhora em determinado período e planejar nossas intervenções.
[David Saad, presidente do Instituto Natura]

Aspas de citação

Ouça o podcast do case Natura

Fale conosco

Será um imenso prazer mostrar e explicar todos os detalhes e as possibilidades do Inaf em uma conversa pessoal. Aguardamos o seu contato.